Serviço de atendimento ao cliente: entenda por que você deve terceirizar

Funcionária falando com cliente em serviço de call center

Serviço de atendimento ao cliente: entenda por que você deve terceirizar

Conteúdo validado por Ron Seagull, CEO da Proxismed.

O serviço de atendimento ao cliente (SAC) é um setor que pode definir o sucesso ou fracasso de uma empresa. Ele é determinante dentro de uma corporação, pois é o contato direto com quem adquiriu algo da companhia ou que quer ser um cliente. Portanto, se o atendimento não é feito de maneira adequada e não satisfaz o cliente, a empresa pode ter prejuízos.

Nesse cenário, é importante buscar alternativas que ajudem nessa gestão. Especialmente se a companhia tem um crescimento maior do que o esperado, gerenciar o serviço de atendimento ao cliente internamente pode ser complicado. Por isso, a terceirização é uma boa opção.

Ter uma parceria de confiança para que os clientes possam tirar dúvidas, fazer consultas ou registrar insatisfações ajuda a garantir um canal de comunicação eficiente. Além disso, hoje, o atendimento ao cliente é mais do que o tradicional contato telefônico.

Para conseguir uma comunicação engajada, é possível contemplar diferentes canais, como e-mail, chat, redes sociais, agente virtual, Whatsapp, aplicativo, entre outros. De acordo com um artigo publicado na Harvard Business Review, por mais importante que seja responder todas as questões do cliente, é ainda mais importante responder rapidamente.

SAC na área da saúde

Em empresas do setor de saúde, como farmacêuticas, hospitais, clínicas, distribuidores, operadoras de saúde, entre outras, o contato com o consumidor é constante. Desta forma, é necessário manter uma alta qualidade para se destacar no mercado competitivo. Por isso, a terceirização do atendimento tem sido cada vez mais comum.

Algumas das atividades que podem ser feitas pelo SAC na saúde são:

  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Orientação para seguimento da prescrição médica;
  • Fornecer informação sobre eventos adversos;
  • Gerenciar queixas técnicas;
  • Captação, registro e encaminhamento de farmacovigilância;
  • Agendamento de consultas e exames;
  • Atendimento de suporte ao cliente;
  • Atendimento de emergência.

Porém, não é qualquer empresa de call center que consegue realizar um serviço de atendimento em saúde com eficiência. Por ser uma área específica e que lida com a vida, são necessários alguns conhecimentos técnicos.

Pioneira no conceito de Contact Center Multicanal, a Proxismed é especialista na jornada de relacionamento em saúde. Com expertise de mais de 20 anos na área, somos especializados no relacionamento de médicos e pacientes com grandes laboratórios farmacêuticos e outros setores da saúde.

Os profissionais envolvidos são qualificados em acolhimento e treinados para oferecer atendimento eficaz e customizado. Inclusive, a Proxismed é certificada pelo Probare com o Selo de Ética. Isso garante a segurança das informações, qualidade com soluções práticas e a ética na manipulação dos dados dos consumidores.

3 motivos para terceirizar o serviço de atendimento ao cliente

Confira alguns dos benefícios da terceirização do serviço de atendimento:

1. Redução de custos

Os gastos para manter uma operação de SAC são altos, pois é preciso ter um espaço físico, treinamentos, equipamentos de TI, recrutamento de funcionários, entre outros custos para garantir a segurança da informação e excelência no atendimento. Terceirizar o serviço de atendimento significa redução de custos, pois quem arca com todos esses detalhes é a empresa parceira.

Você terá que arcar somente com o valor mensal da prestação de serviços. Além disso, ao optar pela terceirização, você usufrui do acesso a ótimos equipamentos e tecnologias adequadas para seu negócio sem ter que gastar muito dinheiro.

2. Serviço especializado

Ao escolher uma empresa especializada em realizar o atendimento e jornadas de relacionamento, você contrata uma especialista do setor. Com isso, a expectativa é que o atendimento ao cliente terá níveis de excelência já que os colaboradores são especialistas em contato com o consumidor.

3. Otimização de produtividade

Quando você terceiriza o serviço, é possível ter ganhos de organização e agilidade nos atendimentos. A empresa terceirizada é especialista em organizar os procedimentos e determinar os motivos das ligações. Isso ajuda na resolução de problemas eliminando passos desnecessários e trazendo eficácia para a área de SAC.

“Nesta era do marketing de relacionamento, é vital tornar o contato de todos os clientes o mais positivo e produtivo possível. Uma maneira de melhorar seu atendimento e conquistar a fidelidade de clientes é pela terceirização”, ressalta Alleli Aspili, especialista em desenvolvimento de negócios, no site de Shep Hyken.

Portanto, quanto melhor a experiência, mais clientes você poderá atrair e reter. Quer ajuda com seu serviço de atendimento ao cliente? Entre em contato e te ajudaremos!

Esse conteúdo foi desenvolvido pela Latinmed, agência de comunicação e marketing para o segmento de saúde, e validado por Ron Seagull, CEO da Proxismed, empresa especializada em Jornada de Relacionamento em Saúde.
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