A transformação digital também chegou no setor da saúde. Trata-se da integração dos processos a partir das ferramentas tecnológicas que atuam na prevenção de riscos e melhoria nos tratamentos.
A revolução da tecnologia na saúde vai além de tratamentos avançados e diz respeito também à gestão e administração. A inovação nos processos e a otimização da jornada do paciente estão nas primeiras posições de prioridades dos profissionais da saúde, segundo pesquisa do site HealthCare IT News. Isso porque a automatização e integração de sistemas e bancos de dados auxiliam na eliminação de gargalos, permitindo então focar na humanização da saúde com tranquilidade.
Usar a tecnologia na área da saúde é indispensável na jornada do paciente digital, que hoje em dia gasta mais tempo na internet e está mais familiarizado com os meios tecnológicos. A mudança no comportamento do paciente e a situação que enfrentamos com a chegada da pandemia do novo coronavírus torna favorável a implementação de tecnologias como a telemedicina e o conceito de saúde 4.0.
Confira no artigo de hoje tudo sobre a jornada do paciente digital e como é possível melhorar o customer experience na área da saúde.
Como a transformação digital pode impactar na jornada do paciente?
A transformação digital na saúde une a tecnologia com cuidado e bem-estar, conceito que recebeu o nome de saúde 4.0 e traz melhorias no atendimento, ao mesmo tempo que ajuda na promoção da saúde.
Os clientes tornaram-se mais exigentes, preferindo empresas que oferecem atendimentos conclusivos e ágeis. Com a saúde é a mesma coisa, portanto, oferecer um atendimento com essas características é fundamental para melhorar o customer experience durante a jornada do paciente digital.
Os usuários dos serviços de saúde esperam ter uma boa experiência, desde o primeiro contato até a consulta e realização de exames. É preciso aprimorar a jornada do paciente digital para atender a essa demanda. Para isso acontecer, as instituições de saúde estão investindo em tecnologias que ajudam a alcançar melhores resultados.
Um dos maiores desafios da medicina é o engajamento do paciente com o tratamento, extremamente importante para prevenir doenças e resolver problemas de saúde, mas que por vezes é negligenciado. Com as plataformas digitais, é mais fácil ter um acompanhamento qualificado e seguir as recomendações médicas.
Quais as tecnologias disponíveis para o setor de saúde?
O uso da tecnologia para a indústria farmacêutica, hospitais e clínicas contribui para identificar pacientes, analisar dados e assim melhorar as condições de saúde, ajudando no engajamento do paciente.
- Big Data
Diariamente, os sistemas enviam e recebem um grande volume de dados, conceito que recebeu o nome de Big Data. O Big Data está atrelado a um conjunto de ferramentas eficazes para a coleta e cruzamento desses dados. Na saúde, é muito útil na retenção de dados clínicos de pacientes para conhecê-los melhor, permitindo monitorar o paciente com mais facilidade e, posteriormente, desenvolver estratégias que proporcionem maior adesão aos cuidados com a saúde.
- Chatbots e a inteligência artificial
Com a inteligência artificial, os computadores conseguem se aproximar do contato humano e oferecer um atendimento personalizado. Os chatbots e agentes virtuais são a melhor forma de aliar o atendimento ao cliente e a inteligência artificial, porque são capazes de aprender novas interações a partir do machine learning. Com essa tecnologia, os chatbots se adaptam ao perfil do paciente e aprendem respostas novas a cada interação.
Na área da saúde, os bots podem ser usados em clínicas e hospitais para ajudar no tratamento à distância, fazendo a ponte entre médicos e pacientes a respeito de resultados de exames e retornos de consulta. Os chatbots também podem ser programados para esclarecer dúvidas sobre algum medicamento ou tratamento, com contato personalizado para cada paciente.
- CRM
Usar um sistema CRM é um método que permite conhecer a fundo o perfil do paciente e criar estratégias eficazes. O CRM omnichannel é capaz de integrar vários sistemas, tornando o atendimento muito mais eficiente, porque simplifica o acesso aos dados e histórico do paciente.
Um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente unifica todos os dados do paciente em uma única plataforma, o que diminui o tempo de espera e garante a satisfação com atendimentos conclusivos e rápidos. O CRM proporciona mais agilidade nos atendimentos no call center e melhora a produtividade da equipe de telemarketing, além de também poder ser integrado aos chatbots.
- Telemedicina
A telemedicina permite monitorar pacientes, realizar consultas, trocar informações médicas entre profissionais da saúde, fazer análise de exames e diagnósticos à distância, como forma de apoio à medicina tradicional.
É uma prática que vem crescendo no Brasil nos últimos meses, devido à pandemia do novo coronavírus e com a recomendação do isolamento social. A telemedicina é um meio de ampliar o acesso à saúde, levando um serviço qualificado a locais distantes, aproximando médicos e pacientes. A telemedicina abrange diversas especialidades da medicina e por meio da tecnologia, reduz o tempo de atendimento e custos operacionais.
Foco na experiência do paciente
A jornada do paciente digital deve estar focada no customer experience. Contar com um parceiro especialista na área irá ajudar a aprimorar o atendimento ao paciente, incluindo os serviços de call center e telemarketing da sua instituição.
A Proxis é especializada na jornada do paciente digital, com mais de 20 anos de experiência em serviços de atendimento e promoção da saúde. Temos soluções completas, que incluem a implementação de CRM omnichannel através da MakeITSimple, empresa parceira com experiência no assunto.
Somos especialistas em autoatendimento e contamos com uma equipe de profissionais da saúde, oferecendo o conceito de saúde 4.0 com excelência em serviços diferenciados de healthcare.
Conheça nossa plataforma de telemedicina e tenha um sistema de gestão de saúde completo, com interface fácil de usar. Acompanhe toda a jornada do paciente, usando a tecnologia aliada ao relacionamento especializado na área.
Entre em contato com nossa equipe de resolvedores e conheça nossas soluções para sua empresa. Continue acompanhando as novidades em nosso blog e visite-nos também nas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn. Até a próxima!